A Copa do Mundo e o Natal são estímulos poderosos para o comércio em Belo Horizonte. Combinados, prometem turbinar as vendas na capital mineira até o fim de dezembro e, desde já, os setores do varejo estão começando a sentir os efeitos dessa dobradinha. O apelo da Copa do Mundo na propensão ao consumo, tanto no varejo como em bares e restaurantes, é expressivo, afirma Ana Paula Bastos, economista da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH).
Empresários já disseram à entidade que as vendas estão aumentando, em especial porque a Copa veio junto com outras datas, como o Natal e a Black Friday, que neste ano ocorre no dia 25 de novembro. “São três datas muito fortes, e isso impacta muito as vendas”.
A expectativa é que as vendas superem a do segundo semestre do ano passado. Entre os motivos, a economista aponta a maior taxa de emprego, que aumenta a renda em circulação, a entrada de capital extra pelas políticas governamentais, como o Auxílio Brasil, o pagamento do 13º e a queda na inflação.
Fonte: Estado de Minas